domingo, 4 de março de 2012

Nietzsche e Deus desconhecido

Esse é um achado: a oração de Nietzsche - Um  poema que reflete claramente as dúvidas dele sobre o Cristianismo, mas é permeado por um desejo de acreditar. Vale a penas conferir.

Oração ao Deus desconhecido
Antes de prosseguir meu caminho e lançar o meu olhar para a frente uma vez mais, elevo, só, minhas mãos á ti, na direção de quem eu fujo. Á ti, das profundezas de meu coração, tenho dedicado altares festivos, para que, em cada momento, Tua voz pudesse me chamar. Sobre esses altares estão gravadas em fogo, estas palavras; AO DEUS DESCONHECIDO… Seu, sou eu, embora até o presente tenha me associado aos sacrílegos. Seu, sou eu, não obstante os laços que me puxam para o abismo. Mesmo quereno fugir, sinto-me forçado a serví-lo. Eu quero te conhecer, desconhecido. Tu que me penetras a alma e, qual turbilhão, invades a minha vida. Tú ó incompreensivel, mas meu semelhante, quero te conhecer, quero servir só a tí. ( Friedrich Nietzsche, 1864) ”” tradução de Leonardo Boff


 Friedrich Nietzsche (1844-1900) é considerado como sendo um dos pensadores mais importantes e originais da história do pensamento ocidental. . Ele cresceu como o filho de um pastor luterano, e participou de algumas das melhores escolas na Alemanha naquela época. Com apenas 25 anos de idade, ele foi nomeado professor de filologia na Universidade de Basel.  Na idade de vinte anos, ele escreveu um poema para o "Deus desconhecido": "Eu quero saber de você - mesmo para atendê-lo".
Mas Nietzsche virou as costas para o desconhecido.  Ele se tornou um dos críticos mais importantes da religião em geral, e o cristianismo em particular.  Nietzsche é famoso por ter inventado a frase ". Deus está morto"
O autor russo, Fyodor Dostoyevsky, afirmou que a piedade era a essência do cristianismo. Em Mateus lemos sobre Jesus que "Quando ele viu as multidões, ele foi movido pela compaixão por eles." (Mt 9:36). Em Anti-Cristo,Nietzsche escreveu que "o cristianismo é a religião da piedade." O pensador alemão, afirmou que a piedade teve um efeito depressivo, e que esta qualidade se opõe a essas emoções e atitudes que levam à promoção da vida.
A vida de Nietzsche não foi a melhor.  Por causa de fortes dores de cabeça, ele teve que renunciar ao cargo de professor universitário.  Ele viajou na Europa, e perambulou nos Alpes suíços, com saúde física pobre em um universo que, segundo ele, era sem sentido objetivo. Em 1888, Nietzsche ficou louco, por causa dos efeitos da sífilis. Ironicamente, Nietzsche se tornou absolutamente dependente piedade e amor - as virtudes cardeais do Cristianismo.
Em 1900, Nietzsche morreu.

 Deus poderia dizer: Nietzsche está morto.

Nenhum comentário: