sexta-feira, 20 de maio de 2011

ALI - Agentes Locais de Inovação


ALI - Agentes Locais de Inovação

Para às Micro e Pequenas Empresas, inovar nos dias de hoje é uma questão de sobrevivência no mercado. A inovação deve passar do processo à cultura e a sua prática deve ser diária entrando no “DNA” da empresa, desmistificando, assim, a noção de que a inovação está associada a processo altamente tecnológico e de custo elevado.

Preocupado com a questão, o SEBRAE estabeleceu como uma das suas Diretrizes Estratégicas, “desenvolver projetos que promovam a inovação na micro e pequena empresa - MPE, com impactos no aumento do número de MPE inovadoras e de produtos e serviços inovadores no mercado”.E criou o Programa  “Agentes Locais de Inovação - ALI, um programa estratégico de ação pró-ativa que tem como finalidade promover a inovação por meio de agentes com perfil multidisciplinar que incentivam a aproximação das empresas com os provedores de soluções que ofereçam resposta à suas demandas.

O que é um ALI?

Agentes Locais de Inovação.
A  proposta é elevar a inovação nas empresas por meio de soluções ligadas à gestão e desenvolvimento de produtos, processos produtivos e serviços.
Como funciona?

O programa cede profissionais capacitados para fazer o atendimento direto às micro e pequenas empresas. Cabe a essas pessoas fazer o papel de agentes locais de inovação (ALI) e estar em contato permanente com as micro e pequenas empresas para identificar suas necessidades e apresentar soluções.

 No Piauí , o atendimento do programa ocorre nos setores de alimentação, construção civil, móveis e reparação de veículos automotores.

Com visitas previamente agendadas com as empresas, os agentes locais de inovação interagem com os empresários, dando informações e dicas de como essa pequena empresa pode inovar. O acompanhamento individual por empresa é feito em até dois anos e o empresário não paga por este serviço. Somente as soluções implementadas pelo provedor serão custeadas pelo empresário, podendo para algumas soluções ter a contribuição do Sebrae.


Joyce Anne - Agente Local de Inovação - PI


 "Quando a inovação aparece, sua empresa cresce"

Nenhum comentário: