terça-feira, 4 de agosto de 2009

TEORIA DOS SEIS GRAUS DE SEPARAÇÃO


Você ja ouviu falar na teoria dos seis graus de separação ? Segundo essa teoria são necessárias no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam ligadas. Ou seja, existe uma relação direta entre as pessoas no mundo, através de uma cadeia de relacionamentos de até seis contatos intermediários entre uma pessoa e a outra, mesmo que vivam em lados opostos do mundo.

A idéia dos seis graus de separação surgiu pela primeira vez em 1967, quando o psicólogo norte-americano Stanley Milgram publicou a teoria "small world phenomenon" ou "mundo pequeno" na revista Psychology Today.

Milgram descobriu que voluntários nos Estados norte-americanos de Nebraska e Kansas conseguiram chegar a pessoas desconhecidas em Massachusetts usando uma rede de amigos, contatos comerciais e outras relações.

Recente a Microsoft diz ter validado essa teoria:
Para demonstrar que ninguém está separado por mais de sete pessoas de George Clooney ou Angelina Jolie, a empresa de software utilizou conversas eletrônicas dos usuários de seu serviço de mensagem instantânea, o Messenger.

Os dados foram captados anonimamente, durante um mês de atividades de comunicação entre usuários do MSN por todo o mundo. Foram contabilizadas 30 bilhões de conversas, mantidas por 240 milhões de pessoas. Os pesquisadores construíram um gráfico no qual houve 180 milhões de cruzamentos e a média de cruzamentos encontrada foi de 6,6 graus.

Quem nunca disse a seguinte frase: olha só que mundo pequeno? Segundo essa teoria o mundo é pequeno mesmo.

Um exemplo bem conhecido é o site de relacionamento Orkut. lembra quando você só podia fazer parte do orkut se fosse convidado?. Pois é, a rede social que ajuda seus membros a criar novas amizades só foi possível ser criada devido à relação intermediária entre todos os usuários.
A teoria, criada em 1960, é o indicativo de que todos nós somos realmente muito próximos.

Um comentário:

Morador de Arton disse...

A série LOST usa essa teoria como base para a formação do conceito da série. As pessoas que estão na ilha não se conheciam mas todas ela estavam conectadas de alguma forma...