segunda-feira, 13 de julho de 2009

ÍNDICE DO BATOM




"Quando as coisas se tornam difíceis, as mulheres compram batom"


O índice do batom (lipstick índex) é um indicador baseado na teoria de que em tempos de crise, quando as vendas da maior parte dos produtos de consumo caem, a comercialização de batom costuma apresentar desempenho oposto ao do crescimento da economia.Este termo foi criado por Leonard Lauder (presidente da Estee Lauder), ele notou que logo após os atentados de 11 de setembro de 2001, a venda de batons de sua empresa apresentou crescimento em relação aos anos anteriores. Ele concluiu, então, que o batom está diretamente ligado à crise. Ou seja, quanto maior a crise, maior a venda de batons.
Lauder acreditou que a venda de batom poderia ser um indicador econômico. A teoria constata que o fato do batom ser um produto relativamente barato faz do ato da compra um momento de rara felicidade. Segundo Lauder, as consumidoras buscam prazeres mais acessíveis em uma economia em crise, já que um simples batom pode não pesar no orçamento da casa.
Uma das teses que comprovam a teoria é que as vendas de batom nos EUA no outono de 2001, cresceram 11%, de acordo com dados da revista The Economist. Na publicação, Dhaval Joshi da consultoria RAB Capital, explica que historicamente o setor é conhecido por crescer em momento de crise.

A verdade é que eu sempre soube que o batom exerce certo poder. Acho que essa pode ser a explicação para o setor de cosméticos ter crescido tanto nos últimos tempos. E aí vai uma dica: investir na venda de cosméticos, pois em tempos difíceis as mulheres poderão renunciar roupas e calçados, mas sempre se terá um produto a vender: batom.


Em tempos de crise, criatividade é tudo!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Ta explicado... ah tah!