segunda-feira, 11 de abril de 2011

Quero ser consultor (a)

O dicionário define consultoria como: 1.Ato ou efeito de dar consulta ou conselho.2. Atividade de quem dá pareceres e trata de assuntos técnicos da sua especialidade.

O trabalho de um consultor é consultar. Nada mais, nada menos. É muito simples. Não há nenhuma fórmula mágica ou segredo que faz um consultor de mais sucesso do que outro.
Mas o que separa um bom consultor de um consultor de ruim é sua paixão e busca pela excelência. Um bom consultor deve ter conhecimento sobre o assunto e isso faz muita diferença.

Qualquer um pode ser um consultor - contanto que você tenhaa experiência, habilidade e conhecimento em seu campo escolhido. Você não precisa ser reconhecido como o melhor do melhor da sua área para se tornar um consultor. Também não é necessário que você tenha sido um grande executivo em uma empresa de ponta. No entanto, você precisa ser capaz
de vender a si mesmo,especializar-se em alguma área, descobrir seus pontos fortes acadêmicos e combiná-los com alguma experiência profissional adquirida no mercado.

Para ter sucesso no negócio de consultoria, é necessário ser um expert em reconhecer problemas e definição de soluções para esses problemas. É importante saber gerenciar seu tempo para que possam ser cumpridos os prazos,lidar com vários clientes simultaneamente, e trabalhar na expansão do seu quadro de clientes.

Ants de arriscar-se no negocio da consultoria é importante definir alguns pontoss como:

1.Definição das áreas a trabalhar - Por que me contratariam? Quais são as expectativas dos resultados de meu trabalho,etc...
2.Participação em Comunidades de Negócios, Associação Comercial; Conselhos de Classes,associações etc...
3.Networking - Comece a construir sua rede de contatos imediatamente.
4.Elaboração de Orçamentos e Propostas "realistas"; o interessante é buscar informações do trabalho de outros consultores (Como é a remuneração de mercado em sua região?).
5.Qualificação Constante.

Eu Comecei a trabalhar com consultoria a cerca de 6 meses, e já me apaixonei. Aos que querem investir e trabalhar no ramo, desejo muito sucesso!

Um comentário:

Lidianny Leal disse...

Muito obrigada amiga!! me inspirou a batalhar pra ser uma consultora de sucesso!!